03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2826 Resumo encontrados. Mostrando de 2281 a 2290


RCR-R027 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 9 - Ciências do comportamento / Saúde Coletiva

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 2

Impacto do letramento em saúde bucal na cárie e índice CPOD de adolescentes brasileiros
Guilherme Silva de Oliveira, Paula Nunes Guimaraes Paes
Odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA PITÁGORAS UNOPAR DE NITERÓI
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão narrativa analisou o impacto do letramento em saúde bucal (LSB) na incidência de cárie dentária e no índice CPOD entre adolescentes no Brasil. Foram incluídos estudos publicados nos últimos 10 anos, em português e inglês, que avaliaram a relação entre níveis de LSB e condições de saúde bucal em jovens. A busca foi realizada nas bases PubMed, Scopus, Web of Science, Cochrane Library, LILACS e Biblioteca Brasileira de Odontologia por meio da Bireme, utilizando os termos adolescent, dental caries, health literacy e termos MeSH relacionados. Foram selecionados estudos transversais, de caso-controle, coorte e ensaios que abordaram a incidência de cárie e/ou índice CPOD em adolescentes de 12 a 19 anos, com foco em intervenções e políticas de saúde bucal no Brasil, avaliando a associação entre LSB e condições orais com instrumentos validados. Relatos de caso, revisões, estudos com animais, qualitativos ou que não consideraram LSB como desfecho primário foram excluídos. Os principais resultados apontaram que o LSB tem impacto significativo na redução da incidência de cárie e que o índice CPOD apresenta tendência de diminuição com a implementação de políticas públicas baseadas em dados de LSB. A educação em saúde bucal e a fluoretação da água potável também contribuíram para a melhora dos indicadores de saúde bucal.

Conclui-se que há necessidade de continuidade e fortalecimento das políticas públicas de saúde bucal voltadas para adolescentes no país.

(Apoio: FUNADESP  N° 75-3212/2024 )
RCR-R028 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 2

Eficácia de produtos orais à base de lisozima: revisão sistemática e meta-análise
Laura Costa Beber Copetti, Adriana Pinto Bezerra, Isabela Reginaldo, Zuila Maria Lobato Wanghon, Isabela Kendra Rodrigues Oliveira, Liliane Bonatto Drummond, Henrique César Schimitz Gassen, Thaís Marques Simek Vega Gonçalves
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão sistemática avaliou a eficácia de produtos orais feitos à base de lisozima no controle do biofilme, xerostomia e hipossalivação. Após o registro no PROSPERO, 6 bases de dados e a literatura cinzenta foram analisadas até janeiro de 2025, sem restrições de idioma ou tempo. O risco de viés e a certeza da evidência foram avaliados com o RoB 2.0, ROBINS-I e GRADE. Foram encontrados 8.325 registros e incluídos 28 estudos para análise. O risco de viés foi considerado moderado a alto para os ensaios clínicos randomizados e moderado a sério entre os ensaios clínicos não randomizados. Meta-análises de efeito randômico foram realizadas em relação ao índice de placa, contagem de S. mutans, fluxo salivar e xerostomia (VAS score) (alfa = 0,05). O índice de placa reduziu no grupo lisozima em relação ao controle (ER = -1,46; IC 95% = -2,89 a -0,03; P = 0,05) e permaneceu inalterado ao longo do tempo (ER = -1,40; IC 95% = -3,16 a 0,36; P = 0,12). A contagem de S. mutans (x10³ CFU) em crianças com cárie não apresentou redução significativa após o uso de lisozima em comparação ao baseline (ER = -5,17; IC 95% = -13,57 a 3,24; P = 0,23), nem em relação ao grupo controle (ER = -1,72; IC 95% = -3,77 a 0,34; P = 0,10). Houve aumento do fluxo salivar com o tempo (ER = 0,45; IC 95% = 0,01-0,88; P = 0,04), mas sem diferença em relação ao controle (ER = 0,17; IC 95% = -0,80 a 1,14; P = 0,73). Enquanto a xerostomia reduziu com o uso de produtos a base de lisozima (ER = -0,54; IC 95% = -1,05 a -0,03; P = 0,04).

Produtos contendo lisozima parecem promissores para o controle do biofilme, aumento do fluxo salivar e redução da xerostomia. Entretanto, mais estudos são necessários com metodologia robusta para confirmar essas evidências.

RCR-R029 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 2

Visão global do uso do ácido etilenodiamino tetra-acético na Endodontia entre 1965 e 2024: análise bibliométrica
Bruna Venzke Fischer, Camila Segatto Hartmann, Luiz Fernando Monteiro Czornobay, Julia Menezes Savaris , Lucas Menezes Dos Anjos, Aurélio de Oliveira Rocha, Cleonice da Silveira Teixeira, Lucas da Fonseca Roberti Garcia
Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta análise bibliométrica teve como objetivo mapear a evolução da literatura científica sobre o uso ácido etilenodiamino tetra-acético (EDTA) na Endodontia, destacando padrões de publicação e aspectos estruturais da produção acadêmica. A pesquisa foi realizada em julho de 2024 na base Web of Science Core Collection, contemplando estudos de diferentes delineamentos metodológicos. A seleção dos artigos e extração dos dados foram conduzidas por dois pesquisadores de forma independente, abrangendo informações como número de citações, ano de publicação, periódico, tipo e foco do estudo, país e continente de origem, instituições, autores e palavras-chave. As interações colaborativas entre autores e instituições foram representadas graficamente com o auxílio do software VOSviewer. Foram identificados 1.897 artigos, dos quais 897 atenderam aos critérios de inclusão. O artigo mais citado registrou 461 citações. O Journal of Endodontics foi o periódico com maior número de publicações (n=237). A maioria dos estudos tinha delineamento laboratorial (n=840), e as principais temáticas abordadas foram: comparação do EDTA com outros agentes quelantes, impacto na obturação e efeitos deletérios sobre a dentina. Balan ANV destacou-se como o autor mais produtivo (n=23), enquanto a Universidade Estadual de Campinas liderou entre as instituições com maior volume de trabalhos (n=30). O Brasil foi o país com mais publicações (n=175), e a Ásia se destacou entre os continentes (n = 380).

Observa-se um predomínio expressivo de estudos laboratoriais (94%). Diante desse cenário, reforça-se a necessidade de ampliar a realização de estudos clínicos e revisões sistemáticas para fortalecer a base de evidência disponível.

RCR-R030 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Materiais Dentários

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 2

Tendências de pesquisa sobre o uso de Polieteretercetona (PEEK) em odontologia: uma abordagem bibliométrica
Thalles Yurgen Balduino, André Felipe Dos Santos Teles, Lucas Menezes Dos Anjos, Fernanda Grisotti Wonsovicz, Marcos Vinicius da Silva Araujo, Felipe Gomes Dallepiane, Marco Aurélio Bianchini
Programa de Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão analisou tendências e características dos artigos sobre o uso da polieteretercetona (PEEK) na odontologia. A busca foi realizada em outubro de 2024 na base Web of Science. Foram incluídos artigos relacionados ao uso do PEEK e excluídas conferências. Três pesquisadores selecionaram os estudos e extraíram: número de citações, ano, periódico, delineamento, tema, autoria, instituição, país e continente. Redes colaborativas foram geradas com o software VOSviewer. A busca resultou em 995 artigos, dos quais 694 foram incluídos. O artigo mais citado totalizou 535 citações. As publicações datam de 2007 a 2024, com pico em 2022 (n=137). Os periódicos mais frequentes foram Dental Materials (n=36) e Polymers (n=36). O delineamento mais comum foram estudos laboratoriais (n=527). Prótese foi a área mais estudada (n=286), com destaque para componentes protéticos (n=58), infraestrutura (n=56) e coroas fabricados com PEEK. Stawarczyk B foi a autora com mais artigos (n=28). Ásia liderou em publicações (n=348), com destaque para Universidade de Jilin (China) (n=18), sendo a China o país mais prevalente (n=131). A partir de 2010, consolidaram-se os estudos laboratoriais, intensificados até 2025 (n=370). As áreas mais recorrentes foram Prótese (226) e Materiais Dentários (130), evidenciando foco técnico e restaurador. O VOSviewer demonstrou interação entre autores.

Conclui-se que o uso do PEEK na odontologia tem ganhado destaque na Ásia, voltado ao desenvolvimento de dispositivos e materiais, sobretudo na prótese dentária.

(Apoio: CAPES  N° 88887.801330/2023-00)
RCR-R031 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 2

Reabsorção Radicular Interna e Externa Associada a Cisto Nasopalatino Pós-Traumatismo Dentário com Acompanhamento Tomográfica
Mariáh da Silva Santos, Marcella Maria Pinna Lopes, Isabella Cavalcante Medeiros, Fabiano Luiz Heggendorn
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A reabsorção radicular é uma das consequências geradas pelo traumatismo dentário, sua identificação precoce ajuda no tratamento e limita os danos, assim facilitando um tratamento eficaz. Exames clínicos e de imagem, como a tomografia computadorizada de feixe cônico (TCFC), devem ser realizados periodicamente para monitorar as lesões e controlar as consequências da reabsorção radicular. Este relato descreve o caso de um paciente com histórico de trauma dentário do dente 13 ao 22, ocorrido há 6 anos, desenvolvendo reabsorção radicular interna e externa associada a um cisto nasopalatino. A TCFC revelou a relação entre o cisto e as áreas de reabsorção radicular, com estabilização das lesões na última imagem. Apesar da evolução lenta do cisto, ele pode levar a atresia da cortical óssea. O acompanhamento contínuo, com exames semestrais, é fundamental. Caso a lesão cresça e afete estruturas críticas, o tratamento cirúrgico será necessário para minimizar danos estéticos e estruturais.

O desfecho do caso depende da resposta do paciente ao tratamento sugerido e da atuação de uma equipe multidisciplinar para diagnosticar e tratar adequadamente a condição. O paciente, atualmente com 22 anos, continua sendo monitorado conforme o protocolo de tratamento.

RCR-R032 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 2 - Terapia endodôntica

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 2

Complicações Tardias de Trauma Dentário Infantil: Reabsorção Óssea e Fratura Palatina - Relato De Caso
Marcella Maria Pinna Lopes, Mariáh da Silva Santos, Fabiano Luiz Heggendorn
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este relato de caso objetiva descrever um paciente com histórico de traumatismo dentário na infância, resultando em complicações tardias devido à falta de intervenção precoce. Com base em exames clínicos e tomográficos, foram identificadas reabsorção radicular, perda de cortical óssea anterior com imagem sugestiva de fratura palatina. O paciente, após um longo período assintomático, desenvolveu dor, abscesso e fístula. O exame evidenciou severa reabsorção e comprometimento ósseo na região do elemento 11, mesmo na ausência de sintomas iniciais. O acompanhamento clínico e tomográfico permitiu avaliar a progressão e definir as condutas clínicas necessárias.

O caso reforça a importância do monitoramento prolongado em dentes traumatizados, mesmo sem sinais clínicos iniciais. A evolução silenciosa resultou em lesões periapicais extensas, comprometendo a cortical alveolar e a manutenção do elemento dentário. O paciente encontra-se em tratamento multidisciplinar, com foco na contenção do processo patológico, na reabilitação funcional e estética, enfatizando a importância de protocolos longitudinais para traumatismos dentários.

RCR-R033 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 5 - Dentística

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 2

FACETAS EM CERÂMICA
Vinícius Emygdio Chaulet, Denise Emygdio Chaulet, Albano Luís Novaes Bueno
FACULDADE DE ODONTOLOGIA SÃO LEOPOLDO MANDIC
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As facetas em cerâmica são uma opção restauradora viável para obtenção da estética dental. Há uma lista de indicações e contraindicações seguido de um protocolo de formas de preparo que dão ênfase à importância de manter os limites dos preparos em esmalte. O objetivo deste trabalho é relatar os conceitos teóricos e as etapas clínicas para resolução de um caso estético com facetas em cerâmicas feldspáticas. Preparos conservadores pelo uso de mockup, 0,3mm de desgaste, uso de fios retratores #000 acima e #00 em baixo. Para moldagem foi utilizado silicona de adição Panasil pela técnica de 2 passos. A moldagem foi enviada ao laboratório para confecção e os dentes preparados foram cobertos com resina bis acrílica. No retorno do paciente foi feita a cimentação das facetas cerâmicas, primeiro foi feita a prova seca seguida da prova úmida, os dentes preparados foram limpos com escova de Robson, água e pedra pomes. Para a cimentação foi feito o isolamento absoluto, condicionamento ácido com ácido fosfórico nos dentes e ácido fluorídrico nas facetas e enxaguadas. Aplicação do primer e do bond da Kuraray e fotoativado. Aplicação de cimento resinoso Veneer NX3 nas peças foram posicionadas e fotoativadas, foram removidos os excessos e feitos os ajustes. As facetas corrigiram o problema de sorriso invertido da paciente e deram um melhor aspecto estético à paciente.

Este foi um caso clínico conservador em que pode-se utilizar a cerâmica feldspática e que proporciona estética, adesão em esmalte, estabilidade de cor, biocompatibilidade. O paciente tinha uma oclusão estável o que permitiu a indicação da cerâmica feldspática.

RCR-R035 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 1 - Cirurgia bucomaxilofacial

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 2

Malformação arteriovenosas intraósseas em paciente pediátrico. Relato de caso
Áurea Regina Silva Mesquita, Thallyson Bandeira de sá, Yuri Jivago Silva Ribeiro, Eider Guimarães Bastos, Bruno Augusto Benevenuto de Andrade, João Vitor Gonçalves do Carmo, Marcio Santos de Carvalho
odontologia CENTRO UNIVERSITÁRIO DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Malformações arteriovenosas intraósseas (MAIs), são alterações vasculares que podem acometer a região de cabeça e pescoço. Dentre os ossos gnáticos, as MAIs ocorrem com maior frequência na mandíbula, sendo potencialmente perigosas, devido ao risco de quadros hemorrágicos graves. Apresentamos um relato de caso de uma menina, 11 anos de idade, atendida em um Hospital Universitário devido edema no lado esquerdo da face e sangramento gengival espontâneo. A tomografia computadorizada evidenciou imagem hipodensa bem definida com expansão da cortical óssea em corpo mandibular. A angiografia cerebral apresentou uma lesão altamente vascularizada no corpo da mandíbula, confirmando o diagnóstico de MAIs. O tratamento da lesão consistiu em embolização por infiltração intralesional com NBCA e lipiodol, resultou em redução do fluxo sanguíneo do paciente. Além disso, a embolização é uma alternativa menos invasiva que as opções cirúrgicas.

A abordagem multidisciplinar de MAIs é fundamental para o diagnóstico e tratamento desta condição e evita lesões risco de sangramento fatal.

RCR-R036 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 2

Avaliação do uso da fluorescência óptica na mucosite oral quimioinduzida em crianças e adolescentes
Jadson da Silva Santana, Herlla Sofia Sales de Melo, Arnaldo de França Caldas Junior, Maria Cecília Freire de Melo, Raíssa Barreto Tavares, Mayara Domênica Teixeira da Silva, Gustavo Pina Godoy
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A fluorescência óptica (FO) é um fenômeno físico que vem apresentando benefícios na detecção e acompanhamento de lesões orais. No entanto, ainda não existem registros da aplicação desse método óptico na mucosite oral (MO). O objetivo deste estudo foi descrever o uso desta tecnologia na mucosite oral quimioinduzida em crianças e adolescentes. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo série de casos, onde foi empregado um dispositivo de FO nas lesões de MO a partir do Grau II (OMS). Foram descritos 4 casos em crianças e adolescentes internados em um hospital de referência em oncohematologia de Pernambuco, Brasil. O emprego da fluorescência óptica através do equipamento EVINCE® demonstrou rapidez na aquisição de imagens e evidenciação de achados que não poderiam ser observados sem o dispositivo, como por exemplo a fluorescência vermelha destacando a contaminação por microrganismos nas lesões de mucosite oral.

Sendo assim, para os casos relatados a fluorescência óptica pode ser aplicada na mucosite oral para diagnóstico e seguimento clínico com resultados satisfatórios e promissores.

RCR-R037 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 6 - Oclusão / ATM

Apresentação: 01/09 - Horário: 08h30 - 12h30 - Zoom Sala: 2

Ansiedade, pandemia de covid-19 e aumento da incidência de bruxismo e disfunções temporomandibulares: revisão de literatura
Carla Vitória Mota Cavalcante Lima, Ageu Lucas Lopes Gomes de sá, Jociel Pereira E. Pereira, Savio Silva Costa, Lyandra Iris Luz de Carvalho, Vitória Cristina Rocha de Oliveira, Rosana Costa Casanovas
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Este estudo revisa a literatura com objetivo de avaliar o aumento de casos de bruxismo e disfunções temporomandibulares (DTM) em decorrência dos problemas psicológicos causados pela pandemia de covid-19. A pesquisa foi conduzida entre Agosto e Setembro de 2024 nas bases Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), National Library of Medicine e Scientific Electronic Library Online (SciELO), utilizando os descritores bruxismo, disfunções temporomandibulares, covid-19 e incidência. Foram incluídos artigos publicados a partir de 2020, que avaliaram a relação entre alterações psicossociais e manifestações orofaciais por meio de questionários ou entrevistas. Dos 31 artigos identificados, 12 foram selecionados após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Os estudos analisados mostram que o agravamento da situação emocional da população durante a pandemia de covid-19 teve impacto direto na saúde bucal, com aumento da prevalência de bruxismo e sintomas de DTM, especialmente entre aqueles que tiveram níveis mais altos de ansiedade e depressão. Entre estudantes e profissionais de saúde, observou-se uma incidência crescente de sono e vigília, ambos relacionados ao estresse.

A revisão conclui que a pandemia de covid-19 exacerbou de forma direta fatores como ansiedade, estresse e bruxismo (fatores psicossociais), resultando em uma maior incidência de Bruxismo e DTM, o que destaca intervenções preventivas e de tratamento para esses problemas, tanto no contexto de saúde bucal quanto no apoio psicológico das pessoas afetadas.




.