03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2826 Resumo encontrados. Mostrando de 2371 a 2380


RCR061 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Contribuição da documentação das maloclusões na Odontologia Legal: análise bibliométrica
Gisele Patrícia de Souza Albuquerque Machado, Clara Durand Silveira, Andréa Vaz Braga Pintor, Vanessa de Couto Nascimento
Odontologia UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Odontologia Legal (OL) é o ramo da Odontologia que oferece aplicação do conhecimento odontológico às perguntas da lei. A ortodontia é uma das especialidades que mais contribuem com registros relevantes para a OL, uma vez que a documentação ortodôntica é composta por modelos de estudo, fotografias, e exames de imagem com finalidade de identificação das maloclusões, que podem servir como evidência técnica em contextos periciais e judiciais. O objetivo foi realizar uma análise bibliométrica sobre a contribuição da documentação das maloclusões à OL, explorando tendências da produção científica quanto ao ano de publicação, países, autores, área e tipo de estudo, periódicos, instituições e fomento. A busca foi realizada na base de dados Scopus em março de 2025, com os descritores "Forensic Dentistry" e "malocclusion" e o conector "AND", sem restrições. Os dados dos artigos científicos foram analisados por meio da ferramenta "Analyze Results". A pesquisa revelou a existência de 23 artigos científicos sobre o tópico em questão, com pico de publicação em 2020 (n=3) e destaque para a produção do Brasil (n=5) e Índia (n=3). Os autores mais produtivos foram Hennis I, Schienbein H e Scholl E, com 3 publicações cada. Medicina (64,5%) foi a área de maior notoriedade com predominância de artigos originais (95,7%). Observou-se que os periódicos "Journal of Forensic Odonto Stomatology" e "Journal of Foresnsic Sciences" foram os que mais publicaram sobre o tema e a instituição mais produtiva foi a Universidade Estadual de Campinas (n=3). A CAPES foi a única agência de fomento identificada.

Conclui-se que a literatura científica investigada ainda apresenta poucos artigos quanto à contribuição da documentação das maloclusões para a Odontologia Legal.

(Apoio: CAPES  |  FAPs - Faperj  N° E-26/202.737/2024)
RCR062 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Distúrbios irruptivos e defeitos de desenvolvimento do esmalte: uma revisão de escopo
Cristiane Braga Barbosa Machado-Silva, Gabriela Caldeira Andrade Americano, Cristiane Baccin Bendo Neves, Felipe Weidenbach Degrazia, Elisa Ceres Campos Gomes, Lucas Gonçalves Santos, Saul Martins Paiva, Leniana Santos Neves
Saùde Bucal da criança e do adolescente UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi investigar evidências da associação de defeitos de desenvolvimento do esmalte e distúrbios irruptivos, através de uma revisão de escopo. Estudos primários em humanos, (pesquisas originais ou relatos de casos) foram incluídos. Foram excluídos estudos secundários, com pacientes com alterações sistêmicas, prematuros, malnutridos, entubados e/ou fissurados, bem como dentes sucessores de decíduos com envolvimento pulpar, anquilosados, com traumatismo dentário, com retenção devido à perda precoce de dente decíduo, com cisto pericoronal e/ou terceiros molares. As bases de dados consultadas foram: MEDLINE (PUBMED), Embase, Scopus, Web Of Science e Biblioteca Virtual em Saúde. Não foi utilizado nenhum filtro. Não houve limitações de idiomas. Retiradas as duplicatas, um total de 730 artigos foram recuperados, sendo que 295 foram selecionados pelo título e 162 pelo resumo. Por fim, foram selecionados 60 estudos para a revisão, sendo que 11 foram recuperados a partir da análise das referências dos artigos selecionados. Os estudos foram publicados entre 1959 e 2024, sendo 12 transversais ou caso-controle, e 48 relatos de caso. Os defeitos de desenvolvimento do esmalte encontrados foram na maioria amelogênese imperfeita, hipoplasia do esmalte, hipomineralização molar-incisivo e fluorose. Os distúrbios irruptivos foram na maioria retenção, impacção, erupção ectópica e erupção incompleta. A maioria dos estudos aponta que os distúrbios irruptivos estão associados aos defeitos de desenvolvimento de esmalte, principalmente a amelogênese imperfeita.

Os estudos desta revisão reforçam a hipótese da associação dos defeitos de desenvolvimento do esmalte com a ocorrência dos distúrbios irruptivos.

RCR063 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 04/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

REABILITAÇÃO COM IMPLANTE EM DECORRÊNCIA DE AGENESIA DENTÁRIA DO 2º PRÉ-MOLAR INFERIOR
Mariana Monteiro Martins, Pedro Augusto Peixoto Bittencourt, Ilana Ferreira de Oliveira Christovam
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho tem o intuito de demonstrar, por meio de um relato de caso clínico, as alternativas de tratamento para casos de agenesia do segundo pré-molar inferior. Paciente B.S.G., gênero masculino, leucoderma, 25 anos procurou tratamento ortodôntico para corrigir sua maloclusão, queixando-se de ao sorrir, ter a sensação de um "buraco nos dentes debaixo". Após análise da documentação ortodôntica, observou-se a ausência do germe dental permanente dos elementos 45 e 35 e presença dos molares decíduos inferiores 75 e 85. O plano de tratamento foi definido com a exodontia dos decíduos, tratamento ortodôntico para alinhamento e nivelamento, correção da curva de Spee e adequação do espaço para reabilitação com implante dos elementos 45 e 35. O tratamento foi iniciado em abril de 2024 com a instalação dos braquetes autoligados, após alinhamento foi solicitada a exodontia do 75 e 85 e em março de 2025 os implantes foram realizados. Foi confeccionado o arco utilidade de Ricketts para intrusão dos incisivos inferiores e correção da curva de Spee. Após um ano de tratamento o caso encontra-se em período de finalização com dentes nivelados e alinhados. A agenesia dentária dos segundos pré-molares inferiores é uma condição de origem genética com elevada prevalência na população, sendo considerada uma das anomalias dentárias frequente. Sua ausência pode ocasionar extrusão dos antagonistas e inclinação dos dentes adjacentes. Considerando-se a idade dentária, condição dos decíduos e relações dentoesqueléticas do paciente, optou-se por este plano de tratamento.

O sucesso do caso clínico apresentado em finalização reforça a importância do diagnóstico precoce, planejamento interdisciplinar e escolha criteriosa da técnica reabilitadora.

RCR064 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

EFEITOS CITOTÓXICOS DO BISFENOL-A (BPA) EM ALINHADORES ORTODÔNTICOS: REVISÃO DE LITERATURA
Sinval Barros Mota Junior, Sergio Luiz Mota Júnior, Eduardo Franzotti Sant´anna, Monica Tirre de Souza Araujo, Amanda Cunha Regal de Castro
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo dessa revisão narrativa da literatura foi identificar estudos a respeito da liberação de bisfenol-A (BPA) nos alinhadores ortodônticos e seus possíveis impactos na prática clínica ortodôntica. Para tal, foi realizada uma pesquisa bibliográfica utilizando as palavras-chave "Bisphenol-A (BPA)", "Orthodontics" AND "Cytotoxicity" na base de dados MEDLINE/Pubmed, abrangendo as publicações dos últimos 5 anos, sem restrição de idioma. A busca resultou em 28 artigos. A partir da leitura dos títulos e resumos, foram excluídos os artigos fora da temática proposta e após aplicados os critérios de elegibilidade, 12 estudos foram incluídos, sendo estes 9 estudos in vitro e 3 revisões sistemáticas. Observou-se na literatura que o BPA é um composto, que apresenta propriedades estrogênicas, utilizado na produção de resinas epóxi e policarbonato, materiais presentes na composição de alinhadores ortodônticos. Efeitos adversos do BPA, como: alterações em tecido mole, edema nos lábios e problemas respiratórios podem ser observados, uma vez que os alinhadores entram em contato com aproximadamente um terço do tecido gengival. Destaca-se que a mastigação e o desgaste induzido pelo consumo de bebidas ácidas, podem resultar em abrasão e desgaste do alinhador, levando a uma maior liberação destas partículas.

Conclui-se, dentro das limitações deste desenho de estudo, que a liberação de pequenas quantidades de BPA pode, mesmo em doses reduzidas, estar relacionada aos efeitos adversos associados ao uso de alinhadores ortodônticos.

(Apoio: CAPES  N° 001  |  Programa de Apoio a Docente Recém Doutor Antonio Luís Vianna - 2023 - PR2/UFRJ  N° 23079.231158/2023-16)
RCR065 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

RELAÇÃO ENTRE ALTERAÇÕES CONDILARES EM TRATAMENTO ORTODÔNTICO COM APARELHOS FIXOS E ALINHADORES TRANSPARENTES
Jeniffer da Silva Gomes, Sergio Luiz Mota Júnior, Antônio Carlos de Oliveira Ruellas
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A relação entre movimentação ortodôntica e alterações morfológicas da Articulação Temporomandibular tem sido cada vez mais debatida. Para esta revisão, foi realizada uma busca nas bases de dados PubMed, Google Scholar e SciELO, resultando na seleção de 14 artigos publicados entre 2020 e 2025. Estudos demonstram que o tratamento ortodôntico pode acarretar alterações na morfologia e posição condilar. Pacientes com má-oclusão de sobremordida exagerada e Classe II são mais acometidos. Alterações na oclusão anterior, particularmente na sobremordida, podem levar a ajustes na inclinação posterior da eminência articular e na posição do côndilo. Os côndilos podem sofrer remodelação adaptativa após tratamento com aparelho fixo e alinhadores transparentes, entre as alterações encontram-se mudanças nos espaços articulares, posição côndilo-fossa e aumento no volume condilar. Quando se trata da distalização sequencial de molares em tratamento de má-oclusão esquelética de Classe II, o tratamento com aparelho fixo apresentou alterações dimensionais e posicionares mais significativas do que no tratamento com alinhadores transparentes, resultados semelhantes foram encontrados no tratamento de má-oclusão de Classe I esquelética. A mecânica adotada pode interferir na posição condilar, seja por modificação do ângulo interincisal, retração de incisivos, extração de pré-molares ou pela correção de sobremordida exagerada.

A terapia ortodôntica pode provocar remodelação adaptativa nos côndilos articulares e alterações em seu posicionamento, sendo fundamental o monitoramento dos parâmetros da ATM durante o tratamento, pois mudanças significativas podem indicar risco potencial de disfunções em indivíduos suscetíveis.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR066 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Impacto da forma e disposição de attachments ortodônticos na extrusão de incisivos superiores: Revisão de literatura
Maria Del Mar Diaz-posso, Amanda Cunha Regal de Castro, Sergio Luiz Mota Júnior, Eduardo Franzotti Sant´anna
Odontopediatria e Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho foi revisar as evidências disponíveis a respeito da seleção da forma e disposição de attachments ortodônticos no planejamento de extrusão de incisivos superiores no uso de alinhadores transparentes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados MEDLINE/Pubmed, LILACS e SCOPUS, utilizando os seguintes descritores : "orthodontic extrusion" AND "clear aligner attachments" AND "incisor"; não foram usadas restrições ao idioma de publicação e período de publicação, obtendo como resultado 18, 1 e 44 artigos, respetivamente. Foram excluídos os artigos em duplicata e que não atendiam aos critérios de elegibilidade. Os estudos demonstram que nos tratamentos em que não foram utilizados attachments, o movimento de extrusão dos incisivos (eixo Z) foi nulo. Os movimentos mais previsíveis foram obtidos com attachments maiores e em disposição horizontal. Apesar dos clínicos demonstrarem preferência em utilizar os attachments otimizados, com base na possível diminuição no número de alinhadores, a literatura indica que os attachments convencionais podem apresentar maior previsibilidade no movimento de extrusão com diferenças significativas, porém em detrimento da estética. Recentemente, estudos indicam que uma alternativa estética seria, no uso de alinhadores de impressão direita, substituir os attachments por zonas de pressão desenhadas no alinhador e no caso de alinhadores termo plastificados, utilizar attachments retangulares na face palatina dos incisivos.

Conclui-se, que attachments horizontais com maiores dimensões oferecem maior previsibilidade dos movimentos dentários, entretanto, devido às limitações deste desenho de estudo, são necessários mais estudos clínicos.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR067 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Eficácia de métodos de limpeza em alinhadores ortodônticos transparentes: uma revisão integrativa da literatura
Marina Magalhães Di Sipio, Carolina Penhavel Dezan, Luciana Rougemont Squeff
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Os alinhadores ortodônticos transparentes vêm sendo amplamente utilizados por oferecerem estética e conforto ao paciente durante o tratamento. No entanto, sua exposição prolongada ao meio bucal favorece o acúmulo de biofilme e a pigmentação, comprometendo a transparência do material. Este trabalho objetiva comparar a eficácia de diferentes métodos de limpeza aplicados a esses dispositivos, com base em estudos laboratoriais e clínicos relatados nos artigos incluídos. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica utilizando os descritores "Clear Aligners", "Cleaning Methods" e "Color Stability" na plataforma Pubmed, resultando em 36 artigos. Foram excluídos os que não abrangiam o tema dos Alinhadores Transparentes e Métodos de Limpeza. Foram analisadas evidências sobre a estabilidade de cor e a presença de biofilme em alinhadores expostos a agentes corantes (como café, chá preto, vinho tinto e refrigerantes) e submetidos a diferentes métodos de limpeza: mecânicos (escovação ou vibração), químicos (clorexidina, detergentes aniônicos, catiônicos ou tabletes efervescentes) ou combinação de ambos. Os resultados indicam que a combinação de higienização mecânica e química apresenta maior eficácia na remoção do biofilme e na preservação da cor original dos alinhadores. A aplicação de espectrofotometria e microscopia eletrônica de varredura em estudos reforçou a evidência da formação de biofilmes e alterações de coloração, tanto na incorporação quanto na remoção dos pigmentos.

Conclui-se que a adoção de protocolos combinados de higienização é a mais recomendada para manter a transparência e a integridade microbiológica dos alinhadores, sendo necessária maior padronização entre os estudos e orientações mais claras aos pacientes.

RCR068 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Movimentos ortodônticos e Laser de Baixa Potência: uma revisão de ensaios clínicos controlados
Laura Luise Moreira Reckziegel, Beatriz Portela Teixeira da Silva, Luciana Rougemont Squeff
Ortodontia UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O presente trabalho tem como objetivo analisar a taxa de movimentação dentária ortodôntica (OTM) associada à aplicação de laser de baixa intensidade e à estimulação da remodelação óssea, subsequente ao aumento da atividade enzimática mitocondrial, incluindo a regulação positiva de genes envolvidos no metabolismo celular e a fosforilação oxidativa, o que impulsiona outros processos metabólicos envolvidos no reparo tecidual. Foi confeccionada uma pesquisa bibliográfica na plataforma PubMed, utilizando as palavras-chave "low level laser", "orthodontics" e "clinical trials", resultando em 174 resultados. Após a exclusão de duplicatas e de artigos que não abrangiam o tema proposto, foram selecionados 16 ensaios clínicos. A literatura evidenciou que a irradiação a laser de baixa intensidade (LLLI) tem sido considerada uma alternativa minimamente invasiva, segura e com curto prazo de resposta ao tratamento ortodôntico. Seu uso está associado ao aumento da velocidade do movimento dentário, ao acelerar a remodelação óssea por meio da indução de uma reação fotoquímica (bioestimulação) em nível celular, na qual a energia luminosa é absorvida pelos fotorreceptores celulares e convertida em trifosfato de adenosina pelas mitocôndrias. Isso, subsequentemente, aumenta as atividades celulares, como a síntese de DNA, RNA e proteínas.

Conclui-se que, dentro dos limites desses estudos, a administração de laser de baixa potência pode aumentar a taxa de movimentação ortodôntica ao induzir a remodelação óssea, sendo uma alternativa mais cômoda para o paciente.

RCR069 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

ACELERAÇÃO DA MOVIMENTAÇÃO ORTODÔNTICA PÓS-CIRURGIA ORTOGNÁTICA: UMA REVISÃO DE ESCOPO
Amanda Lopes, José Valladares Neto, Karine Evangelista Martins Arruda, Graziela De Luca Canto, Maria Alves Garcia Silva, Camila Massaro
Odontopediatria, Ortodontia e Saúde Col. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - BAURU
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A provável aceleração da movimentação ortodôntica após cirurgia ortognática tem sido sugerida na literatura, embora a evidência científica pareça escassa. Esta revisão de escopo objetivou mapear a literatura existente sobre esse assunto. Foi realizada uma revisão da literatura, incluindo estudos em animais e humanos. As buscas foram feitas de forma sistemática em seis bases de dados eletrônicas e fontes de literatura cinzenta, sendo atualizadas em janeiro de 2025. Também foi realizada busca manual nas referências dos estudos selecionados. Foram considerados estudos que analisaram a taxa de movimentação ortodôntica (desfecho primário) ou alterações no remodelamento ósseo (desfechos secundários) em pacientes após cirurgia ortognática ou em animais submetidos à osteotomia. Dois revisores selecionaram os estudos e extraíram os dados de forma independente, sendo um terceiro revisor consultado em caso de discordância. De 8.296 registros identificados, foram incluídos oito estudos publicados entre 2008 e 2021. Estudos em animais (4) mostraram variação individual significativa na taxa de movimentação dentária após osteotomias. Estudos em humanos (4) identificaram alterações metabólicas nos marcadores ósseos e redução da densidade óssea alveolar.

A conclusão desta revisão baseia-se em desfechos secundários de estudos realizados em humanos. Foi identificado um remodelamento ósseo reativo após cirurgia ortognática, com aceleração temporária, atingindo pico no primeiro mês pós-cirúrgico e diminuindo até o terceiro mês. Embora a aceleração da movimentação dentária não tenha sido comprovada diretamente em humanos, o potencial para otimizar a eficiência do tratamento ortodôntico pós-cirúrgico não deve ser desconsiderado.

(Apoio: CAPES  N° 88882.182644/2007-01)
RCR070 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 4 - Ortodontia

Apresentação: 05/09 - Horário: 08h30 às 12h00 - Local: Salão Turquesa

Impacto da má oclusão de Classe III de Angle na qualidade de vida: análise bibliométrica na base de dados Scopus
Debora Granha de Oliveria Barbosa, Raquel Cristina de Aguiar Gomes, Gisele Patrícia de Souza Albuquerque Machado, Andréa Vaz Braga Pintor, Vanessa de Couto Nascimento
doutorando UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

As más oclusões constituem alterações dentofaciais que podem comprometer significativamente a função mastigatória, a fala, a harmonia facial e a autoestima dos pacientes. O impacto dessas condições sobre a qualidade de vida relacionada à saúde oral (QVRSO) tem sido amplamente discutido na literatura. Nesse contexto, objetivo deste estudo foi realizar uma análise bibliométrica sobre a má oclusão de Classe III de Angle e seu impacto na QVRSO, identificando tendências da produção científica quanto ao ano de publicação, países, autores, área e tipo de estudo, revistas científicas, instituições e fontes de fomento. A pesquisa foi realizada na base Scopus em março de 2025, com os termos "malocclusion", "Angle Class III", "skeletal class III", "oral health related quality of life" e "quality of life", sem restrição de idioma, considerando o período entre 2020 e 2025. Os dados foram analisados por meio da ferramenta "Analyze results". Foram identificados 57 documentos, com pico de publicação em 2023 (n=15), com destaque para a China (n=9), os Estados Unidos (n=8) e o Brasil (n=5). Chen YR, Küchler EC e Liao YF foram os autores mais produtivos com 3 publicações cada. Odontologia (48,1%) e Medicina (34,6%) foram as áreas de maior notoriedade com predominância de artigos originais (82,5%). Na revista "Clinical Oral Investigations" foram publicados o maior número de artigos (n=7). Observou-se que as instituições mais produtivas foram Chang Gung University (n=4), Chang Gung Memorial Hospital (n=4) e USP (n=3), com participação da agência de fomento CAPES. Concluiu-se que a má oclusão de Classe III de Angle e sua relação com a QVRSO tem recebido atenção da comunidade científica internacional, com destacada participação da pesquisa brasileira.


(Apoio: FAPERJ  N° E-26/202.737/2024)



.