03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP

03 a 06 de Setembro de 2025 | São Paulo / SP


Resumos Aprovados 2025

Veja o Cronograma de Apresentação Completo


Modalidade:
Área:
Autores:
Palavra-Chave:


 2826 Resumo encontrados. Mostrando de 2441 a 2450


RCR133 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Apresentação clínica incomum de granuloma piogênico em lábio inferior
Ada Andrade Rodrigues, Isabela Piva de Melo, Eduardo Santos Araújo, Paulo Esteves Pinto Faria, Yara Teresinha Correa Silva-sousa, Rayana Longo Bighetti-trevisan
Pós-Graduação em Odontologia UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O granuloma piogênico, lesão mucocutânea não neoplásica caracterizada pela proliferação vascular em resposta a irritação local, má higiene ou fatores hormonais, é comumente observado em cavidade oral, especialmente em gengiva, lábios, língua e mucosa jugal. Clinicamente, a maioria dos casos apresenta-se como aumento de volume de superfície lisa ou lobulada, de coloração que varia do rosa ao vermelho-púrpura, podendo exibir áreas de ulceração. Este trabalho tem como objetivo relatar um caso de granuloma piogênico de aspectos clínicos incomuns em lábio inferior. Paciente do sexo masculino de 12 anos de idade compareceu à Clínica Odontológica da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) apresentando exuberante lesão nodular, recorrente, de coloração avermelhada e acastanhada, apresentando áreas de sangramento e secreção purulenta, de consistência firme e base pediculada, localizada em lábio inferior e descoberta há 2 meses. Sob anestesia local, a lesão foi removida e encaminhada para exame histopatológico, que revelou fragmento único de tecido mole revestido por epitélio escamoso com hiperqueratose, acantose, regiões de ulceração e presença de extensa membrana fibrinopurulenta. No tecido conjuntivo subjacente, observou-se presença de numerosos vasos sanguíneos permeados por tecido de granulação e intenso infiltrado inflamatório. Baseado nesses achados, o diagnóstico de granuloma piogênico foi confirmado e o paciente segue em acompanhamento há 2 meses sem apresentar recidiva.

Este caso ressalta a importância do conhecimento profundo sobre os diferentes aspectos dessa lesão oral comum, visando rápido diagnóstico e tratamento preciso.

RCR134 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 7 - Patologia Oral

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Diagnóstico de Cisto Ósseo Simples a partir de documentação ortodôntica: Relato de caso
Ana Luísa Monteiro Garcia, Adele Cristine Fagundes Neves de Carvalho Faria, Thamyris Rodrigues Dias Delgado, Pedro Tavares de Faria, Maria Livia Salles Tavares de Faria, Dagoberto Martins de Oliveira, Maira Tavares de Faria Cassab, Ilana Ferreira de Oliveira Christovam
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DA ESCOLA DE ODONTOLOGIA DE VOLTA REDONDA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Pretende-se relatar um caso clínico de cisto ósseo simples (COS) na região de sínfise mandibular enfatizando sua patogenia, características clínicas, radiográficas e tratamento. Trata-se de um paciente do sexo masculino que procurou atendimento odontológico sob posse de exames complementares com o objetivo de iniciar um tratamento ortodôntico. Na anamnese, relatou história de trauma na região após queda de bicicleta aos 10 anos de idade. Na radiografia panorâmica observou-se uma lesão radiolúcida bem delimitada, unilocular, com aproximadamente 2 centímetros em região de anterior de mandíbula, com margens festonadas estendendo das raízes do dente 34 ao 43. Foi solicitada uma tomografia computadorizada cone beam, sugerindo diagnóstico de cisto ósseo simples. O paciente foi submetido a procedimento cirúrgico de curetagem da lesão para que houvesse formação de coágulo sanguíneo e formação óssea. Sete meses após o procedimento, foram realizados novos exames de imagem mostrando formação óssea na área operada. O COS é uma lesão comum que apresenta características clínico-radiográficas bem definidas. Entretanto, o fato de existir algumas patologias com características semelhantes ao COS pode dificultar um diagnóstico conclusivo. Nesse relato de caso, devido as características clínico-radiográficas clássicas, não houve dificuldade na hipótese diagnóstica.

O cisto ósseo simples apresenta etiopatogenia incerta, prevalência em pacientes jovens, encontrados frequentemente na mandíbula e o tratamento, na maior parte, evolui para exploração cirúrgica com curetagem e bom prognóstico. Por tratar-se de lesão assintomática, costuma ser descoberta por meio de exames de rotina que desempenham um importante papel no diagnóstico.

RCR135 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Potencial terapêutico da fibrina rica em plaquetas na odontologia: Uma revisão de escopo
Roberta de Oliveira Alves, Thaisa Macedo Iunes Carrera, Jovânia Alves Oliveira, Marcela Iunes da Silveira, Carolina Mendonça de Almeida Malzoni, Suzane Cristina Pigossi, Priscilla Barbosa Ferreira Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão de escopo teve como objetivo identificar os contextos clínicos em que o PRF oferece o maior benefício terapêutico na odontologia. Foram realizadas buscas nas bases de dados PubMed, EMBASE, Web of Science e na Biblioteca Cochrane utilizando as seguintes palavras-chave: "platelet-rich fibrin" OR "platelet-rich fibrin" OR "fibrin, platelet-rich" OR "platelet rich fibrin" OR "L-PRF" OR "leukocyte- and platelet-rich fibrin" OR "leukocyte and platelet rich fibrin". A revisão incluiu ensaios clínicos randomizados que relataram o uso do PRF isoladamente ou combinado com outros biomateriais para regeneração de tecidos moles e duros. Um total de 259 estudos foram incluídos na revisão. As aplicações mais frequentemente avaliadas do PRF foram para regeneração de defeitos ósseos dentais, recobrimento radicular e aumento tecidual. O protocolo mais utilizado foi o Leukocyte-PRF (L-PRF), seguido pelo Advanced-PRF (A-PRF). Para defeitos ósseos, a maioria dos estudos relatou melhora na profundidade de sondagem e no nível clínico de inserção clínica; preenchimento ósseo foi observado em 5 de 15 estudos. A maioria dos estudos indicou que o PRF teve desempenho semelhante aos grupos comparadores (como enxerto de tecido conjuntivo) no recobrimento radicular e no aumento de tecido queratinizado. Para implantes e aumento de seio maxilar, o PRF demonstrou benefícios limitados na estabilidade a longo prazo, enquanto seus efeitos na inflamação e cicatrização na periodontite e em feridas foram inconsistentes.

Conclui-se que o PRF mostra um potencial promissor na odontologia, especialmente na melhoria da cicatrização e regeneração na terapia periodontal e no recobrimento radicular.

(Apoio: CAPES  N° # 001   |  CNPq  N° INCT Saúde Oral e Odontologia # 406840/2022-9  |  FAPEMIG Rede Mineira Saúde Oral e Odontologia # 00204-23 )
RCR136 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

COENZIMA Q10 NA MODULAÇÃO DA PERIODONTITE: REVISÃO DE ESCOPO COM ABORDAGENS CIENTOMÉTRICAS
Felipe Reis Fernandes, Zuleni Alexandre da Silva, Wallacy Watson Pereira Melo, Leonardo Oliveira Bittencourt, Rafael Rodrigues Lima, Renata Duarte de Souza-rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo do estudo foi mapear, analisar e sintetizar o panorama global da literatura científica sobre a utilização da Coenzima Q10 (CoQ10) na modulação da periodontite, com foco nas formulações farmacêuticas utilizadas, vias de administração e resultados publicados. A busca pelos artigos foi realizada em novembro de 2024 nas bases de dados PubMed, Scopus e Web of Science, seguindo o protocolo PRISMA-ScRA e foi registrada na Open Science Franework (código 8dhy), resultando em 473 artigos. Após aplicação dos critérios de inclusão, 25 estudos foram incluídos no total, sendo estes na maioria ensaios clínicos randomizados (n= 17; 68%). Foi evidenciado crescimento significativo das publicações a partir de 2018. O país com maior número de artigos foi a Índia (n= 6; 24%). A forma farmacêutica mais utilizada foi gel tópico (n= 12; 48%) e a via de administração mais comum foi tópica (n= 10; 40%). A instituição e o periódico com maior número de publicações foram Saveetha Dental College and Hospitals (n=2; 8%) e Journal of Clinical Periodontology (n=3; 12%), respectivamente. As palavras-chave mais frequentes foram "Coenzyme Q10" (n = 25; 100%) e "Periodontitis" (n = 25; 100%). A CoQ10 mostrou resultados eficientes na modulação de parâmetros clínicos da periodontite, com destaque para a redução da profundidade de sondagem, diminuição do sangramento gengival, aumento de inserção clínica, o aumento da capacidade antioxidante salivar e a redução dos níveis de espécies reativas de oxigênio.

Considerando a crescente necessidade de estratégias terapêuticas eficazes, econômica e clinicamente viáveis, conclui-se que a Coenzima Q10 apresenta potencial promissor como adjuvante na terapia periodontal, com efeitos antioxidantes e clínicos relevantes.

(Apoio: CNPq  N° 312275/2021-8)
RCR137 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

FOTOBIOMODULAÇÃO COMO TRATAMENTO ADJUVANTE NA TERAPIA NÃO CIRÚRGICA DA PERIODONTITE: REVISÃO BIBLIOMÉTRICA
Karolyne de Oliveira Nonato, Zuleni Alexandre da Silva, Wallacy Watson Pereira Melo, Miki Taketomi Saito, Rafael Rodrigues Lima, Renata Duarte de Souza-rodrigues
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste estudo foi mapear e analisar indicadores bibliométricos da produção científica sobre o uso da fotobiomodulação como tratamento adjuvante da periodontite. Para tanto, em janeiro de 2025, foi conduzida busca na base de dados Web of Science, em que foram incluídos estudos experimentais, ensaios clínicos e revisões sistemáticas de ensaios clínicos. Dados bibliométricos como autores, países, periódicos, instituições, palavras-chave e parâmetros de fotobiomodulação foram extraídos e analisados. No total, foram resgatados 609 artigos, dos quais após a aplicação dos critérios de inclusão, restaram 96. Observou-se que o aumento do número de publicações sobre o tema ocorreu a partir de 2016. O país com maior número de artigos publicados foi o Brasil (n= 17; 17,70%), enquanto os autores com maior produção foram Kesic, L; Obranovic, R; Garcia, VG; Theodoro, LH e Ervolino, E (n= 4; 4,16%). A instituição e o periódico com maior número de publicações foram a Universidade Estadual Paulista (n= 6; 6,25%) e Lasers in Medical Science (n= 14; 14,58%), respectivamente. A palavra-chave mais frequente foi periodontite (42 ocorrências). O tipo de laser mais utilizado nos estudos foi o de diodo (n= 43; 44,79%). Os parâmetros de irradiação (potência, densidade de energia, energia por ponto, comprimento de onda e tempo de aplicação) variaram bastante entre os estudos.

Conclui-se que o interesse na utilização da fotobiomodulação como terapia adjuvante para periodontite aumentou ao longo dos anos, contudo há necessidade da realização de estudos como protocolos e delineamentos mais detalhados, que permitam a comparação dos resultados e tornem possíveis a identificação dos parâmetros mais efetivos para o tratamento da periodontite.

(Apoio: CNPq  N° 312275/2021-8)
RCR138 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Perfil alimentar e sua relação com as doenças periodontais: uma revisão integrativa
Valbiana Cristina Melo de Abreu Araujo, Manuela Maria Viana Miguel, Oelisoa Mireille Andriankaja, Amel Kredan, Luciana Salles Branco-de-Almeida, Luciana Macchion Shaddox
program de pós-graduação em odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

Esta revisão tem como objetivo avaliar as evidências sobre a relação entre os padrões alimentares e as doenças periodontais. Realizou-se levantamento bibliográfico na base de dados MEDLINE-Pubmed. A seleção dos estudos ocorreu em 2 etapas independentes. Na triagem de títulos/ resumos, 39 artigos foram elegíveis para leitura na íntegra. Após essa etapa, 29 estudos foram incluídos na revisão, 25 estudos observacionais e 4 ensaios clínicos randomizados. Foram incluídos 16 índices dietéticos, incluindo o Índice Inflamatório Dietético e o Índice da Dieta Mediterrânea. Dentre os estudos observacionais, 9 identificaram associação entre dietas pró-inflamatórias e maior risco e/ou gravidade da periodontite, enquanto 1 estudo relacionou a dieta pró-inflamatória à gengivite e a níveis elevados de interleucina (IL)-33 no fluido crevicular. Em contraste, dietas anti-inflamatórias, como a mediterrânea e a antioxidante, demonstraram efeito protetor, reduzindo risco à periodontite. De forma semelhante, 2 ensaios clínicos randomizados associaram a dieta mediterrânea a menor risco de gengivite, e 1 estudo indicou que a dieta à base de plantas reduziu a gengivite e modulou a microbiota subgengival.

Há evidências emergentes do efeito do padrão alimentar na condição periodontal. Sugerem-se mais estudos para esclarecer mecanismos adicionais envolvendo a resposta imunoinflamatória e/ou microbiota do hospedeiro.

(Apoio: CAPES  N° 001)
RCR139 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

MATRIZ XENÓGENA ASSOCIADA AO PRF COMO ALTERNATIVA AO ENXERTO AUTÓGENO: UM RELATO DE CASO COM SEIS MESES DE ACOMPANHAMENTO
Kauanne Coelho Pacheco, Bruna Mueller, Gabriel Leonardo Magrin, Ana Clara Kuerten Gil, Roberta Michels, Julian Matheus Flores, Cláudia Ângela Maziero Volpato, Cesar Augusto Magalhães Benfatti
Departamento de Odontologia UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O enxerto de tecido conjuntivo autógeno é considerado o padrão-ouro para o recobrimento radicular em recessões gengivais. No entanto, sua utilização apresenta limitações, como morbidade na área doadora, volume restrito e riscos anatômicos. As matrizes de colágeno de origem xenógena são alternativas promissoras ao enxerto autógeno. Este relato de caso, extraído de um estudo clínico randomizado de boca dividida, tem como objetivo relatar os resultados clínicos da utilização de uma matriz xenógena (FibroGide, Geistlich Pharma, Wolhusen, Suíça), composta por colágeno reticulado quimicamente, associada a fibrina rica em plaquetas (PRF), no recobrimento radicular de recessões múltiplas. A matriz apresenta estrutura porosa tridimensional favorecendo a angiogênese, migração celular e estabilização do coágulo, características potencializadas pela associação com o PRF. Paciente com recessões múltiplas RT1 de Cairo e perda da junção cemento-esmalte nos elementos 13 a 16 e 23 a 25 foi submetido, inicialmente, a tratamento restaurador direto com resina composta, visando o restabelecimento da referência anatômica. Em seguida, foi realizada cirurgia plástica periodontal pela técnica de retalho deslocado coronalmente, com inserção da matriz previamente dividida: metade impregnada com PRF líquido e a outra hidratada com solução fisiológica. Após seis meses, observou-se ganho médio de recobrimento radicular de 58,35%, ganho médio de espessura gengival de 0,6 mm e boa estabilidade clínica, com escore favorável pelo Pink Esthetic Score.

Este relato reforça o uso da matriz xenógena como uma alternativa promissora, menos invasiva e amplamente aceita pelo paciente ao enxerto de tecido conjuntivo autógeno.

(Apoio: The Osteology Foundation)
RCR140 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Análise digital com escâner intraoral das alterações teciduais após procedimentos de preservação alveolar - Relato de caso clínico
Felipe Graça Andrade, Andrea Sales Prado, Henrique Rinaldi Matheus, Roberta Azevedo de Carvalho, Cristina Cunha Villar, José Camilo Gonçalves Furlani, Giuseppe Alexandre Romito
Periodontia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A perda de tecidos de suporte dentário após sua extração configura um problema nas reabilitações orais. Os tecidos perdem sustentação e resultam na sua diminuição vertical e horizontal. Portanto, a preservação dos tecidos após a extração dentária facilita a colocação de implantes dentários em posições tridimensionais garantindo um melhor resultado. A preservação alveolar utilizando diferentes biomateriais resulta em uma melhor manutenção dos volumes de tecido. A Odontologia Digital tem ganhado cada vez mais espaço e através do escaneamento intraoral, é possível validar informações e mensurações no processo de preservação alveolar. Este caso clínico visa averiguar alterações dimensionais do rebordo alveolar no sentido horizontal e vertical durante o processo de preservação alveolar e após a colocação do implante, com uso de escaneamento intraoral. Foi realizado um caso clínico de uma paciente do sexo feminino, 59 anos, com necessidade de extração dentária devido à doença periodontal e posterior reabilitação com implantes utilizando um fluxo digital de trabalho e o uso de escaneamento intraoral como forma de mensuração de perda volumétrica. Como resultados conseguimos verificar que através de imagens STL podemos acompanhar as alterações ocorridas nos tecidos, bem como utilizar softwares para mensurar tais medidas.

Com isso, concluímos que a técnica de preservação alveolar possibilita uma melhor manutenção dos tecidos periodontais e periimplantares. Além disso, o escaneamento intraoral é um excelente instrumento que possibilita realizar mensurações e assim contribuir para o acompanhamento clínico de todo o processo reabilitador do paciente, conseguindo ter uma maior previsibilidade e assim qualidade nos resultados.

RCR141 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Tratamento A Laser No Gerenciamento Da Peri-implantite: Explorando A Eficácia E As Evidências Atuais Em Uma Revisão De Escopo
Amanda Corrêa Porto Santini Marques, Daniela Franco Bueno, Fernanda Faot, Stephany Vitoria Iafelix Caires, Jamil A. Shibli
Departamento de Odontologia ALBERT EINSTEIN INSTITUTO ISRAELITA DE ENSINO E PESQUISA
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

A peri-implantite continua sendo um desafio significativo na implantodontia, o que levou à exploração da terapia a laser como uma modalidade de tratamento promissora. No entanto, a aplicação clínica da terapia a laser varia amplamente em relação a parâmetros como comprimento de onda, configuração de potência e número de sessões de tratamento, resultando na falta de diretrizes padronizadas. Esta revisão de escopo visa avaliar as evidências atuais sobre a eficácia da terapia a laser no tratamento da peri-implantite, identificar lacunas de conhecimento existentes e estabelecer uma compreensão fundamental para o desenvolvimento de futuras recomendações clínicas. Uma busca bibliográfica abrangente foi realizada em cinco bases de dados significativas para identificar estudos relevantes. Um total de 98 estudos foram selecionados para inclusão. Os estudos relataram aplicações variadas do laser, sendo os lasers de diodo os mais frequentemente utilizados, seguidos pelos lasers Er:YAG e terapia fotodinâmica antimicrobiana (aPDT). Os desfechos clínicos avaliados incluíram sangramento à sondagem, redução da profundidade da sondagem, melhora do nível de inserção clínica, perda óssea, regeneração óssea e liberação de citocinas.

Embora a terapia a laser seja consideravelmente promissora no tratamento da peri-implantite, pesquisas futuras robustas e padronizadas são essenciais para esclarecer e definir seus benefícios clínicos e otimizar os protocolos de tratamento.

RCR142 - Painel Relatos de Casos e Revisões
Área: 8 - Periodontia

Apresentação: 06/09 - Horário: 14h00 às 17h30 - Local: Salão Turquesa

Endoguide como auxílio no tratamento endodôntico de canal atrésico
Andrea Sales Prado, Giuseppe Alexandre Romito, Carlos Yuji Ramos Okoshi, Felipe Graça Andrade
CIENCIAS ODONTOLOGICAS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - SÃO PAULO
Conflito de interesse: Não há conflito de interesse

O objetivo deste trabalho é relatar o uso do Endoguide como ferramenta de auxílio no tratamento endodôntico de um incisivo lateral cujo conduto se apresentava atrésico. Visa-se ainda demonstrar como o uso do planejamento digital supera o conceito "microsonics" em previsibilidade e segurança. Foi realizada uma primeira consulta, utilizando-se de magnificação e insertos ultrassônicos, a fim de promover um desgaste seletivo e assim localizar o conduto. No entanto, com o acompanhamento radiográfico, notou-se um desvio da trajetória original e não foi possível localizar o mesmo. Optou-se então pelo uso do Endoguide, o qual exigia um escaneamento intra-oral e uma tomografia de feixe cônico (TCFC). Realizou-se o planejamento digital para confecção das guias e no momento da cirurgia utilizou-se a fresa "Guided Surgery, 1.3mm" da Neodent para acessar o canal. Após a fresagem, foi possível localizar e instrumentar o conduto, irrigou-se com hipoclorito de sódio a 2,5% e obturou-se com Sealer Plus. Tratamento endodôntico cujo Comprimento Real de Trabalho se posicionava a 0,5mm aquém do ápice anatômico. Após a finalização do tratamento, foi feito um pino de fibra de vidro e uma coroa provisória.

Conclui-se que o Endoguide traz grandes benefícios como a preservação da estrutura dental, segurança, previsibilidade e rapidez, além de ser uma grande ferramenta para casos complexos.




.